About the blog

“…Viajar é a verdadeira grande paixão da minha vida. Sou leal e constante em meu amor pelas viagens,
de um modo como nem sempre fui leal e constante em relação às minhas outras paixões... Eu as adoro. Porque elas são minhas. Porque são exatamente a minha cara…”

(trecho do livro "Comer, Rezar, Amar")

Saiba mais sobre mim.

quinta-feira, 20 de março de 2014

Vietnã: Ho chi Minh (Saigon) e as lembranças da guerra

Saigon e suas milhares motos! Vietnã
 
Agora sim havíamos chegado à Ásia que imaginávamos! Apaixonei-me pela loucura e caos do Vietnã, pela sua rica e diferente cultura.
 
Ho Chi Minh, ou Saingon para alguns, é a maior cidade do Vietnã e principal centro financeiro do país.  A cidade tem em torno de 8 milhões de habitantes e, segundo o rapaz do hotel, em torno de 5 milhões de motos. Não sei se este número está correto, mas que lá tem muuuuita moto isto tem. Não somente as ruas estão cheias delas, mas as calçadas também. Ela é a extensão do corpo dos vietnamitas: carregam famílias inteiras (crianças e bebês, sem nenhuma proteção); compras; frutas; materiais de construção; e até fazem elas de cama para tirar um cochilo. Não conseguimos entender as leis de trânsito, pois tudo parece, a princípio, ser permitido: subir nas calçadas e andar no meio dos pedestres; atravessar no semáforo vermelho e dirigir na contra mão. Para atravessar a rua, tem que respirar fundo, tomar bastante coragem e rezar para Buda, pois a coisa é muito louca. No primeiro momento fiquei bastante receosa em atravessar a rua, mas quando percebi que havia um macete, me acostumei: a dica é manter um ritmo (NUNCA PARE) e deixar as motos se desviarem de você. Rsrs É verdade!





Ho Chi Minh, Vietnã
Moto até na calçada! Ho Chi Minh, Vietnã
 
Ho Chi Minh, Vietnã
 
Pelas ruas de Ho Chi Minh, Vietnã
 
Ho Chi Minh, Vietnã

 
O idioma oficial é o Vietnamita e a moeda local é o Vietnam Dong (VND): 1US$ é 17.000 VND. O governo é comunista e a religião predominante é o Budismo. Só se aceita moeda local, portanto, não se esqueça de já trocar no aeroporto.  Quase ninguém fala inglês, mas as pessoas tentam ser bastante simpáticas! Gostamos muuuito dos vietnamitas!
Lá é tudo muuuito barato! Só para terem uma ideia, uma boa refeição, em um restaurante bacana, paga-se em torno de US$8; uma garrafa de água é 4.500 VND (que dá uns US$0,30).
Vietnã tem o melhor café que já tomei da vida (bastante forte) e o tradicional deles é o gelado com leite e leite condensado. TEM QUE EXPERIMENTAR!

Algumas dicas que os próprios cidadãos nos passaram:
- Tomar cuidado com suas coisas, segurar bolsa e não andar com celular e câmeras na rua (os motoristas das motos podem passar e roubar). Mas gente, ainda assim , a cidade é segura. Não tem armas de fogo como no Brasil. Tem que somente tomar cuidado com este tipo de furto.
- Sempre negociar preço
- Taxi  é fácil de pegar e barato: principais companhias são Vinasun e Mai linh taxi.
- Não precisa andar com passaporte na rua, somente cópia.




Para saber mais sobre Ho Chi Minh, Vietnã, leia:

Boa viagem!

Re Assunção, brasileira de Belo Horizonte, cidadã paulista há 4 anos e de malas prontas rumo à minha nova moradia: Cingapura!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Design: Lado De Lá Travel | Por Rê Assunção | Todos os direitos reservados ©2014